quinta-feira, 12 de março de 2009

JOVENS - MASSACRES ANUNCIADOS NA INTERNET

Mais uma vez assistimos a um massacre numa escola. Mais uma vez tratava-se de um jovem. Mais uma vez este jovem anunciou o seu feito antecipadamente na internet. Mais uma vez tinha sido detido antes pelas polícias.

Que realidades se escondem por detrás destas práticas? Mimetismo ou influência de vídeojogos, como argumentam alguns? Simples modo de fazer ouvir a insatisfação pessoal por situações que são sentidas por injustas?

Que significado terá o facto alguns jovens publicitarem antecipadamente na net o acto que vão praticar? Poderão o direito e as polícias ter outro tipo de intervenção?

É bom que aproveitemos estas situações para discutir o papel do direito, a protecção das crianças e jovens, o papel dos vários intervenientes institucionais e da comunidade na formação e dos menores, a eventual influência dos videojogos na (de)formação das crianças e jovens.

Podem ver a notícias dos factos aqui e o programa FALAR GLOBAL que lhe dedicou uma sessão aquando de anteriores acontecimentos similares.
Enviar um comentário