domingo, 28 de junho de 2009

RAPTO DE CRIANÇAS: SISTEMA DE ALERTA ACTIVADO NA SEGUNDA-FEIRA

Fonte: LUSA - Diário digital

«Sistema de alerta de rapto de crianças activo na 2ª-feiraPortugal vai contar, a partir de segunda-feira, com um Sistema de Alerta de Rapto de Crianças que permitirá recolher imediatamente após o crime elementos susceptíveis de ajudar à localização do menor.
O sistema será aplicado após a assinatura de um protocolo, segunda-feira na Escola Superior de Polícia Judiciária em Loures, que associará às autoridades judiciárias e policiais várias dezenas de entidades públicas e privadas, entre as quais a agência Lusa, aptas a difundir a mensagem de alerta de rapto.

O ministro da Justiça, Alberto Costa explicou recentemente que a criação do sistema nacional de alerta de rapto de menores surge na sequência da proposta apresentada durante a Presidência Portuguesa da União Europeia no Conselho Informal de Justiça e Assuntos Internos, realizado em Lisboa, onde Portugal propôs a criação de um mecanismo à escala europeia.».

Ainda a propósito:
Espaço Liberdade, Segurança e Justiça - http://europa.eu/pol/justice/index_pt.htm
Entrevista com Evelyne Gebhardt, eurodeputada e mediadora do Parlamento Europeu para as crianças vítimas de rapto parental internacional - http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/019-47103-026-01-05-902-20090126STO47093-2009-26-01-2009/default_pt.htm

UNICEF- http://www.unicef.pt/
Enviar um comentário