sexta-feira, 31 de julho de 2009

PERFIL DOS DEPUTADOS DOS PRESIDENTES DOS GRUPOS PARAMENTARES DO PARLAMENTO EUROPEU


Da esquerda para a direita: Joseph Daul, Martin Schulz, Guy Verhofstadt, Rebecca Harms e Daniel Cohn-Bendit, Michał Kamiński, Lothar Bisky, Francesco Speroni e Nigel Farage
Quem são os novos líderes dos grupos políticos? Na sequência da assembleia constitutiva do novo Parlamento Europeu, eis o perfil das personalidades eleitas para representar os grupos políticos durante a próxima legislatura.
Entre os 7 grupos políticos representados no Parlamento Europeu, os que elegeram um maior número de eurodeputados foram o Grupo do Partido Popular Europeu e o Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

Os grupos ou famílias políticas desempenham um papel importante no funcionamento diário do Parlamento Europeu, uma vez que consolidam pareceres antes das votações importantes, promovem acordos e garantem a existência de estruturas de informação e de apoio aos eurodeputados.

Os Presidentes dos grupos políticos e o Presidente do Parlamento Europeu compõem a Conferência dos Presidentes que decide, por exemplo, a agenda das sessões plenárias.

No caso do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia e do Grupo Europa da Liberdade e da Democracia, existem dois Co-Presidentes.

Índice do dossiê :Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos)
Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas
Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa
Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia
Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus
Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde
Grupo Europa da Liberdade e da Democracia
Enviar um comentário