segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ADN ARTIFICIAL: NOVA TÉCNICA NO COMBATE AO FURTO

LIDO NO DIÁRIO DIGITAL
segunda-feira, 19 de Outubro de 2009


Alemanha usa spray de «ADN artificial» contra assaltos

Uma nova técnica chamada na Alemanha de «ADN artificial» passou a ser usada a partir desta segunda-feira para combater o crime na cidade de Bremen, no norte da Alemanha. O projecto-piloto no país foi apresentado sexta-feira pela polícia local.

Para coibir furtos, um líquido invisível com uma estrutura única – semelhante ao ADN – é aplicado sobre objectos de valor. Caso sejam roubados, estes poderão ser identificados pela polícia com a ajuda de uma lanterna ultravioleta.

A polícia afirma que, mais do que recuperar o que foi roubado, a nova técnica ajudará a coibir furtos, pois os ladrões saberão que os objectos estão marcados e poderão ser facilmente identificados. «Esperamos que haja uma queda significativa no número de furtos residenciais», disse o secretário do Interior de Bremen, Ulrich Mäurer.

A nova técnica passará a ser utilizada inicialmente em escolas da cidade alemã. Em Novembro, residências de alguns bairros da cidade serão incluídas no projecto e, algumas semanas depois, será a vez dos postos de combustíveis.

Todos os polícias da cidade receberão uma lanterna ultravioleta, e nas escolas haverá avisos de que os objectos foram marcados com o líquido invisível.
PARA CONTINUAR A LER, CLICAR AQUI
Enviar um comentário