quarta-feira, 24 de julho de 2013

CABO VERDE: Projecto de ressocialização de jovens delinqueqntes


Fonte: A semana

SV: Ex-delinquentes juvenis com bom aproveitamento escolar

24 Julho 2013

Cerca de 80 por cento dos jovens do Centro de Protagonismo Juvenil de Ribeira de Craquinha, muitos antes considerados delinquentes, tiveram bons resultados neste ano lectivo, o que faz Silvio Benetti, fundador da associação, ter mais força para levar o projecto adiante. Mas as dificuldades financeiras têm sido uma constante pelo que pede mais apoio das entidades e mais participação da sociedade civil para o bom funcionamento deste centro.

SV: Ex-delinquentes juvenis com bom aproveitamento escolar
“Os jovens necessitam sempre de acompanhamento porque eles não têm experiência e muitas vezes nem a escola e a família conseguem preencher este espaço, daí a necessidade de conviverem com pessoas experientes capazes de lhes mostrar caminhos positivos. É neste sentido que o centro de protagonismo actua”, realça Silvino Benetti, também ele oriundo de uma família vulnerável.
O Centro tem trabalhado com jovens delinquentes e já conseguiu recuperar muitos deles que anteriormente estavam ligados a gangues da Ribeira de Craquinha e de outras zonas periféricas de São Vicente. Para Benetti, o importante é oferecer actividades de ocupação de tempos livres porque estes são volúveis e é preciso ainda saber ir ao encontro deles.
Silvio Benetti encaminha pessoalmente os jovens afectos ao Centro aos estabelecimentos de ensino recorrente. No seu carro pessoal leva e vai buscar os alunos para evitar que pelo caminho sejam assediados por outros delinquentes. “Foi preciso algumas ajudas para colocar este projecto de pé. A Câmara Municipal, é um dos nossos principais colaboradores”, afirma.
O Centro é também o responsável pela criação do grupo teatral Craq Otchod que tem tido grande visibilidade na ilha. “O nosso trabalho é ainda muito virado para a vertente cultural, social, desportiva e ainda o apoio escolar”, explica a coordenadora Salete Rocha.
O Centro de Protagonismo Juvenil é um espaço de lazer e entretenimento para jovens, criado em 2007 e situado na Ribeira de Craquinha. Esta associação emergiu da preocupação de alguns jovens em melhorar as condições de vida das populações das zonas periféricas da cidade, com o objectivo de ocupar o tempo livre e garantir relações positivas na camada juvenil.
Jaqueline Nascimento
Enviar um comentário