quarta-feira, 24 de julho de 2013

PÓS-GRADUAÇÃO EM CRIMINOLOGIA E INVESTIGAÇÃO CRIMINAL



LOCAIS :

ISMAT - PORTIMÃO 
ULHT - LISBOA 

Duração / Grau / Ects

170 Horas / Pós-Graduação / 15 ECTS

Direção / Coordenação

Mestre Ana Paula Pinto Lourenço / Dra. Cristina Borges de Pinho / Mestre André Inácio / Dr. Flávio Roques

Início Previsto

Outubro de 2012

Apresentação do Curso

O crime é, cada vez mais, um fenómeno complexo e o atual quadro de riscos e ameaças, em que novas formas de criminalidade assumem especial destaque, exige estratégia e capacidades técnicas acrescidas, competindo à academia, mais do que nunca, constituir-se como pólo agregador de valências, formando e/ou aprofundando conhecimentos dos profissionais, elaborando estudos e apresentando propostas de melhoria.
Este curso de pós-graduação em Criminologia e Investigação Criminal, convocando profissionais oriundos das várias áreas do saber envolvidas no estudo e perseguição do crime, assume-se como uma formação de excelência, onde se congregam o saber académico na área das ciências criminais, com um profundo enquadramento prático, fruto de experiência profissional do seu corpo docente.
A moderna criminalidade trouxe desafios acrescidos, apetrechada com o que tecnicamente há de mais sofisticado e fazendo do mundo o seu palco de atuação.
A evolução da criminalidade, nomeadamente nas suas vertentes organizadas, económico-financeira, informática, ambiental, exigem dos profissionais ligados à Justiça uma preparação humana e técnica cada vez mais intensa.
Também os crimes mais comuns, como os crimes contra as pessoas, ou a crimiminalidade rodoviária, de elevada expressividade quantitativa e cuja investigação exige meios técnicos de grande complexidade, reclamam por novas abordagens.
É a estes apelos que o saber integrado e interdisciplinar proporcionado pela Pós Graduação em Criminologia e Investigação Criminal visa responder, possibilitando um melhor conhecimento e compreensão de todas as envolventes ligadas ao crime, à dinâmica entre os diversos operadores envolvidos, quer através das sessões teórico-práticas, quer através das visitas de estudo a Instituições intervenientes na investigação do crime, permitindo, deste modo, o contacto direto com a realidade, contemplando, ainda, a realização de conferências por reputados oradores, as quais se constituem como fator determinante no sucesso da formação

Objetivos

  • Proporcionar, aos profissionais que exerçam atividades direta ou indiretamente relacionadas com o crime, preparação científica que lhes permita uma melhor compreensão do fenómeno criminal, dos factores que o condicionam, de psicologia forense e da investigação criminal, facultando os meios teóricos e técnicos que permitam uma visão do tema nas suas várias vertentes.
  • Identificar os meios de prova permitidos e proibidos no processo criminal e dar a conhecer os meios de obtenção de prova.
  • Proporcionar o conhecimento das técnicas de investigação criminal, quer em termos gerais, quer relativamente a cada uma das áreas específicas.
  • Caraterizar as várias instituições envolvidas na investigação criminal a nível nacional, âmbito de atuação, competências e o modo como se articulam entre si.
  • Dar a conhecer as instituições envolvidas na cooperação europeia e internacional em matéria penal, bem como os modos dessa cooperação.

    Destinatários

    • Licenciados em Direito, Medicina, Psicologia, Sociologia, Jornalismo.
    • Órgãos de polícia criminal, técnicos de reinserção social e quaisquer profissionais com interesse na matéria.
    • Estudantes das licenciaturas atrás referidas.
    • Não licenciados serão admitidos após apreciação do respectivo curriculum vitae e, caso a coordenação assim o entenda, de entrevista.

    Metodologia de Avaliação

    A avaliação terá por base a classificação atribuída à elaboração escrita e defesa oral de relatório sobre um dos temas constantes do Plano Curricular. É requisito, para a avaliação, a presença em, pelo menos, 75% das sessões. A aprovação nos moldes atrás descritos conferirá os seguintes diplomas: Certificado de Pós-Graduação - para licenciados; Certificado de Curso de Especialização - para não licenciados. Aos formandos que não pretendam submeter-se a avaliação, mas que tenham cumprido o requisito de assiduidade referido, será emitido um Certificado de Frequência.

    Observações

    Para além dos módulos de sessões teóricas, serão ainda agendadas visitas a instituições e organismos ligados à investigação criminal, de molde a possibilitar um contacto direto com os modos de investigações e investigadores.

    Horário

    Sexta-feira à noite (das 18h30 às 23h00)
    Sábado de manhã (das 9h 00m às 13h15m)

    Plano de Estudos

    Unidade Curricular
    1.º SemestreECTSHoras
    Introdução às Ciências Criminais340
    Direito Penal330
    Institutos Especiais de Processo Penal230
    Organização da Investigação e Estatuto dos Agentes de Investigação Criminal18
    2.º SemestreECTSHoras
    Medicina Legal112
    Investigação Criminal330
    Informação Policial18
    Cooperação Policial e Judiciária Europeia e Internacional1
    12
    Enviar um comentário