sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SEGURANÇA E CIÊNCIAS FORENSES - VIOLÊNCIA


Para ler na íntegra: http://segurancaecienciasforenses.wordpress.com/2014/02/26/crime-violento/
SEGURANÇA

Crime violento

O termo violência está relacionado com força, vigor, sendo associado a um ser humano irascível e brutal, ao mesmo tempo que define uma relação de força que visa submeter ou constranger outro. Segundo a ONU abrange “todo o ato de natureza violenta que acarreta, ou tem o risco de acarretar, um prejuízo físico, sexual, ou psicológico; que pode implicar ameaças, negligência, exploração, constrangimento, privação arbitrária da liberdade, tanto no seio da vida pública como privada[1].violênciacrim
Segundo o Código de Processo Penal[2], a criminalidade violenta engloba as condutas que dolosamente se dirigem contra a vida, a integridade física, a liberdade pessoal, a liberdade e autodeterminação sexual ou a autoridade pública e forem puníveis com pena de prisão de máximo igual ou superior a 5 anos.
Um dos crimes que faz parte deste elenco é o homicídio. Trata-se de um fenómeno complexo, irredutível a uma explicação simplista, pelo que “o aforismo popular «a ocasião faz o ladrão» é o mais adequado para se entender a natureza deste tipo de crimes[3], devido ao peso que a oportunidade e um vasto conjunto de fatores aleatórios apresentam. Daí que, em regra, seja difícil encontrar um “homicida tipo” e levar a cabo a denominada prevenção situacional neste âmbito.
Enviar um comentário