terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA / O PAPEL DOS MEDIA

FONTE: TSF 

Uma foto, um prémio, uma história e uma polémica

Publicado ontem às 16:09


Há uma história impressionante associada a uma das fotos que venceu o World Press Photo. Muito mais do que apenas um caso de violência doméstica.
João Miguel Tavares conta no seu blogue a história das fotos da norte-americana Sara Naomi Lewcowicz, sobre violência doméstica, vencedoras do primeiro prémio na categoria de Histórias Contemporâneas no World Press Photo.
«A legenda dizia apenas: "A pequena Memphis, de dois anos, corre e coloca-se entre a mãe Maggie, que está a ser ameaçada pelo namorado Shane". Como imaginam, fiquei impressionadíssimo pela foto, não só por causa da reacção de desespero da criança, de uma espontaneidade tal que não pode ser encenada, mas também por todas as outras questões que uma imagem destas levanta: como é que a fótografa tirou isto?, como é que o abusador permitiu que fosse fotografado a agredir a sua mulher?, qual a história que se esconde por detrás desta imagem?».


Via Google, João Miguel Tavares ficou a saber que «Sara Naomi Lewcowicz começou por querer realizar um trabalho sobre a integração na sociedade de condenados após saírem da prisão. Shane, o homem que está nestas imagens, tem 31 anos, e passou metade da sua vida encarcerado».
«Certa noite, saíram juntos sem os filhos. Foram a um bar de karoke local, em Lancaster, Ohio. Sara Naomi Lewcowicz foi com eles». E foi aí, após uma discussão, que discussão que Sara tirou as fotos que lhe valeram o World Press Photo.

As restantes fotos e o resto do relato de João Miguel Tavares aqui, NO BLOG PAIS DE QUATRO

http://paisdequatro.blogs.sapo.pt/uma-historia-de-violencia-domestica-215456
Enviar um comentário