sábado, 1 de março de 2014

SEMINÁRIO MEDIA, IMIGRAÇÃO E DIVERSIDADE

Seminário Media, Imigração e Diversidade, Setúbal, 13-14 de março de 2014

Inscrições abertas


O Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR),  e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) vão organizar em Setúbal, nos próximos dias 13 e 14 de março, um Seminário sobre “Media, Imigração e Diversidade” destinado a profissionais da comunicação social. 

Contextualização
Portugal é um país com tradição emigrante, mas recentemente conheceu a realidade da imigração. Os cerca de 5% de imigrantes na totalidade da população portuguesa são uma oportunidade para o país e um desafio para a sociedade de acolhimento.
Os media também fazem parte do processo de acolhimento e integração de quem procura Portugal para residir e trabalhar.
E que sabem os media, e os jornalistas, da temática da imigração? Como evitam mitos e preconceitos que lhe são tão comuns? Que acção exercem sobre a opinião pública? 
Integrando um upgrade em relação aos anteriores seminários, esta iniciativa prevê, para além da componente teórica, uma componente prática, através da realização de visitas ao terreno, de forma a potenciar a aproximação dos profissionais de comunicação social ao objeto visado, permitindo, assim, um melhor acesso às fontes de informação e consecutivamente um retrato mais fiel do fenómeno imigratório e das minorias étnicas em Portugal. 
Paralelamente e, atendendo ao valor do jornalismo multimédia, a revolucionar a produção e transmissão de notícias na atualidade, considera-se pertinente integrar a componente multimédia, seja em termos de formação ao nível da edição e publicação editorial na web (em linha), seja na efetiva aplicação deste novo modelo de jornalismo, na cobertura jornalística da visita ao terreno. 

Objetivos do Seminário
  • Promover a diversidade nos media;
  • Promover a atualização e aprofundamento da temática da imigração na investigação e produção jornalísticas em Portugal;
  • Promover o rigor no tratamento jornalístico das questões da imigração;
  • Reforçar a sensibilização dos media para uma abordagem das questões da imigração cada vez mais atenta ao valor da diversidade intercultural e à integração das comunidades imigrantes.
Programa
Os trabalhos iniciam-se pelas 14h30 de quinta-feira, dia 13 e terminam pelas 20h00 de sexta-feira, dia 14, com a realização de uma mesa redonda sobre boas práticas de jornalismo na área da diversidade intercultural.

O Programa encontra-se disponível no sítio do CENJOR (ligação mais abaixo).

O Seminário inclui uma visita de estudo a projetos vocacionados para a inclusão das comunidades imigrantes e ciganas, na região Norte e integra também a apresentação da peça de teatro "Vento Leste" pela atriz Natasha Marjanovic, também ela uma representante das comunidades imigrantes em Portugal (ver Cartaz mais abaixo).

A cobertura jornalística da visita de estudo é aberta à comunicação social, sem prejuízo de estar prevista a edição de conteúdos para um suporte online, no âmbito do próprio seminário. 

Inscrições e Contactos
As inscrições são limitadas e gratuitas e  devem ser formalizadas junto do CENJOR, cujos contactos e ficha inscrição se encontram disponíveis no seu próprio sítio ver  Seminário «Media, Imigração e Diversidade». 
Quaisquer pedidos de informação ou de esclarecimentos sobre esta iniciativa devem ser, de igual modo, solicitados ao CENJOR.

 Cartaz da peça de teatro "Vento Leste"
integrada no Seminário   

Enviar um comentário