quinta-feira, 25 de junho de 2015

COIMBRA: JORNADAS LUSO-BRASILEIRAS SOBRE PARENTALIDADE - A CONFLITUALIDADE PARENTAL

A ASOS – Associação Soltar os Sentidos e o Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados organizam conjuntamente as Jornadas Luso-Brasileiras sobre Parentalidade com o título “Intervenções no âmbito do Direito da Família – A Conflitualidade Parental”, tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica e da Associação Brasileira Criança Feliz.
Estas jornadas realizar-se-ão no dia 07 de Julho pelas 15h00 no Auditório do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados.

A entrada é livre mas com inscrição obrigatória através do link:

Pretende-se um momento de reflexão e partilha de conhecimentos sobre alguns aspectos do fenómeno da Conflitualidade Parental e as suas derivações, que de forma emergente vêm assolando os Tribunais de Família e Menores e para os quais a sua resposta e a dos profissionais intervenientes não tem estado à altura da rápida e assertiva necessidade de protecção das Crianças.

Abordar-se-á o fenómeno da Alienação Parental e a sua caracterização, haverá um exercício de direito comparado entre Portugal e o Brasil sobre a égide da prevenção da conflitualidade parental e suas derivações, será igualmente abordada a questão das perícias psicológicas forenses no âmbito da regulação das responsabilidades parentais e por último será apresentado um study-case português, correspondendo a um dos mais graves casos conhecido publicamente de conflitualidade parental levado ao extremo.

Os destinatários são: advogados, advogados estagiários, magistrados, profissionais da psicologia, serviço social, mediadores familiares, educadores, estudantes, investigadores com interesse na temática e outros profissionais que se dediquem à conflitualidade parental e alienação parental.

Estas jornadas contarão com a presença do Excelentíssimo Presidente do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados como moderador – Dr Amaro Jorge, assim como dos seguintes oradores:
                                                         
Dr Miguel Agra Costa - Acumula na ASOS - Associação Soltar os Sentidos, os cargos de Vice-Presidente da Direcção e Coordenador de Departamentos e Delegações.
É igualmente responsável pelo Departamento de Apoio à Conflitualidade Parental e Coordenador dos Grupos de Mútua Ajuda para casos de Conflitualidade Parental, Alienação Parental e Abandono Afectivo.

Drª Fernanda Molinari - Doutoranda em Psicologia Forense pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Advogada. Mediadora de Conflitos. Psicanalista Clínica. Especialista em Direito de Família pela PUC/RS. MBA em Direito Civil e Processo Civil pela FGV. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Vice-Presidente da Associação Brasileira Criança Feliz. Directora do IBDFAM/RS e Coordenadora da Comissão de Mediação. Coordenadora do Núcleo de Mediação em contextos de Alienação Parental, da CLIP.

Drª Maria Luís Machado  – Psicóloga Forense. Docente universitária na Universidade Fernando Pessoa.

Dr Modesto Mendes - Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica (Portugal). Pós-Graduado em Gerenciamento de Projectos com ênfase em TI, pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (Brasil). Empresário na área de informática para negócios.
Director de Relações Internacionais da Associação Brasileira Criança Feliz. Autor do livro História do Amor entre um advogado e uma juíza, e de artigos e palestras sobre o tema da Alienação Parental. 

Enviar um comentário