quarta-feira, 30 de março de 2016

Empresa de transportes alemã reserva carruagens apenas para mulheres e crianças

Empresa alemã reserva carruagens apenas para mulheres e crianças até aos 10 anos.
Finalidade? Protegê-los:

O paternalismo dos estados, da comunidade, dos familiares e em geral constitui uma das formas mais perversas de menorizar alguém. A pretensão de proteger alguém dos outros e, frequentemente até de si mesmo, tem subjacente a convicção da incapacidade do próprio e denota a falência da comunitária de educar para o respeito.

Atónita ainda, coloco-me na pele dos defensores desta causa e várias perguntas me são suscitadas pela leitura das notícias que proliferam a propósito desta medida:

- Proteger as mulheres e crianças até  aos 10 anos: a partir dessa idade já não são crianças, já não carecem de protecção ou já se passaram para o lado dos que ofendem, sendo perigosos podendo, por isso, calmamente, viajar nas carruagens mistas?

- A partir dessa idade, as crianças acompanhadas pelas mães viajarão sozinhas nas carruagens não reservadas para que as mães continuem "seguras" nas outras, ou as mães deixarão de estar "seguras" nas carruagens para estar com os seus filhos?

Não ignoro que é uma medida facultativa e que dela beneficiará apenas quem quiser. Porém, deixando instalar-se o medo, fragilizamos o combate pelo respeito e desistimos. Há propostas que não devem fazer-se: aquelas que conduzam a exorbitantes cedências ao medo.

Estas medidas funcionarão como as vacinas: com pequenas medidas vamos inoculando os valores que conduzirão ao acomodamento,  à desistência de encontrar soluções mais dignas, à incapacidade
de perceber o insano e de nos insurgirmos.

É urgente resgatar a dignidade e recuperar os valores humanos porque tantos se bateram. Antes que seja tarde demais. 

Afirmou Benjamin Franklin, que "Quem troca a liberdade pela segurança não merece nem uma, nem outra" - não diria tanto, mas acompanho a diedra que subjaza a esta afirmação.

Poderei vir a mudar de opinião. Existe sempre esta hipótese. Mas enquanto isso não acontece, esta é a minha.
.....................................................

Artigos sobre o tema:

Alemanha. Comboio com carruagem só para mulheres e crianças

Alemanha vai ter comboios com carruagens só para mulheres

A medida da empresa Mitteldeutsche Regiobahn surge dias depois de um argelino ter sido formalmente acusado de crimes sexuais, num caso que está relacionado com os incidentes em Colónia na passagem de ano. A transportadora, no entanto, garante que não se trata de uma resposta aos ataques sexuais que chocaram o país
MICHAELA REHLE/ REUTERS
Carruagens vão ser introduzidas nos comboios que ligam Leipzig a Chemnitz

Europa

Na Alemanha vai haver comboios com carruagens só para mulheres

Decisão surge meses depois da vaga de violência contra mulheres em Colónia. Mas transportadora não assume ligação a esse caso


Enviar um comentário